Novos dados indicam que a atividade de Elon Musk no Twitter foi uma bênção para o preço do Dogecoin, mas gerou um resultado líquido negativo para o Bitcoin.

Desde que entrou na conversa sobre criptografia, o CEO da Tesla, Elon Musk, teve uma influência descomunal nos movimentos do mercado . Novos dados, no entanto, sugerem que essa influência nem sempre foi positiva – especialmente quando se trata de Bitcoin . 

Em seu último relatório , o site agregador de dados The Tie e a plataforma de negociação eToro compararam como os tweets do Musk e do CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, afetaram o preço do Bitcoin e do Dogecoin ao twittar sobre cada ativo.

A análise desempacotou três fenômenos em particular: retorno médio por tweet, volume de tweet por tweet e sentimento do investidor após cada tweet.  

Elon Musk: bom para Bitcoin?

Surpreendentemente, os tweets de Musk sobre Bitcoin geraram um retorno negativo médio de 1,6%. Os tweets de Saylor, no entanto, foram um pouco mais otimistas, gerando um retorno médio de 0,6%.

Também parece que o CEO da Tesla tem uma influência muito mais forte sobre Dogecoin. Os investidores em criptografia também estão a par dos efeitos de Musk há algum tempo. Em abril, ele twittou uma pintura abstrata do artista espanhol Joan Miró e a frase “Doge Barking at the Moon”. (“Doge latindo para a lua”)

A mensagem enigmática empurrou Dogecoin para uma nova alta de US $ 0,18 naquele momento. 

Um gráfico de barras mostrando os retornos por tweet de cada CEO.
Retorno médio por tweet de ambos os CEOs. 
Fonte: The TIE

Claro, Musk expressou sentimentos diferentes sobre Dogecoin e Bitcoin em seus tweets. Por exemplo, seus comentários sobre a energia de mineração de Bitcoin excedendo a de países de médio porte, e seu anúncio de que a Tesla não aceitaria mais Bitcoin para compras, renderam quedas de 11,8% e 13,4%, respectivamente. 

Esta é a única estatística, no entanto, em que Musk rastreia a atividade de mídia social de Saylor. Ao examinar o sentimento do investidor após os tweets do Bitcoin, Musk tem uma influência muito mais otimista. 

Como Musk e Saylor afetam o sentimento?

O site The Tie mede as mudanças de sentimento usando várias propriedades algorítmicas. Um tweet com palavras como “alta”, “aumento” ou “compra”, por exemplo, ganharia uma pontuação de sentimento do investidor mais alta. Por outro lado, tweets com palavras como “pessimista”, “queda” ou “venda” gerariam uma pontuação mais baixa para o investidor. A qualidade do post também é crítica; os bots são removidos, enquanto os investidores e traders profissionais são mantidos. 

A bar graph showing sentiment change among investors per each CEO's tweets.
Esses dados indicam que os tweets de Musk tendem a gerar conversas mais positivas no Twitter sobre o Bitcoin. 
Fonte: The TIE

Esses dois gráficos sugerem que Musk gera muito mais conversa e atenção nas mídias sociais do que Michael Saylor. Em alguns casos, essa tagarelice também resultou em sérios ganhos (ou perdas) materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.