Solana fica inativa por horas devido à travamento causado por ‘esgotamento de recursos’

Solana, uma rede de blockchain rival da Ethereum e cuja criptomoeda nativa aumentou em valor e atividade nos últimos meses, está fora do ar por mais de quatro horas até o momento desta redação.

Detalhes da Solscan mostram que o último bloco Solana foi produzido pouco antes das 09h, no momento desta redação. A conta oficial do Suporte Solana no Twitter inicialmente tuitou que a rede mainnet-beta estava “passando por instabilidade intermitente”.

“O esgotamento de recursos na rede está causando uma negação de serviço, os engenheiros estão trabalhando em uma resolução”, tuitou a conta em uma atualização subsequente. 

“Os validadores estão se preparando para um possível reinício, se necessário.”

Solana fora do ar

O CEO do Solana Labs, Anatoly Yakovenko, tuitou para os validadores de rede que é “hora do beta” e implorou que eles se juntassem ao servidor oficial do Discord de Solana, aparentemente para coordenar a resposta potencial.

Em uma resposta no Twitter, Yakovenko disse a um usuário que o problema se deve ao grande volume de transações de bots durante uma oferta inicial de troca descentralizada, ou IDO, para um projeto. 

Um IDO é um tipo de venda pública de tokens, semelhante a um ICO, mas acontece em uma troca ponto a ponto descentralizada, em vez de uma plataforma centralizada.

O IDO em questão estava ocorrendo no Raydium baseado em Solana, que é semelhante a trocas descentralizadas como Uniswap on Ethereum. 

O IDO lançado parece ser para o Grape Protocol, um kit de ferramentas popular para aplicativos Solana DeFi (aplicativos de empréstimo e negociação ponto a ponto) e projetos NFT.

De acordo com Yakovenko, os bots estavam “inundando a rede” com 300.000 transações por segundo, causando problemas para as filas de transações de Solana. 

Quando um usuário respondeu pedindo a Solana para não permitir o lançamento de IDO “primeiro a chegar, primeiro a servir” no futuro, Yakovenko objetou: “Não, só preciso consertar os bugs. Parte da vida”, escreveu ele.

Em outro tweet, Yakovenko escreveu que alguns dos problemas de hoje já estavam sendo resolvidos, mas que a atualização do software ainda não estava disponível.

Confusão na comunidade

O súbito tempo de inatividade gerou muita confusão na comunidade, principalmente quando os usuários tentam usar a rede blockchain para transacionar fundos, interagir com protocolos DeFi e comprar e vender itens colecionáveis ​​NFT. 

Os usuários do Solana em servidores Twitter e Discord relataram falhas de transação, por exemplo, e vários projetos NFT adiaram descartes e instantâneos para airdrops.

Solana é anunciado como uma alternativa mais escalonável para Ethereum, alguém que é capaz de lidar com milhares de vezes mais transações por segundo, e usando menos energia, graças ao seu design de rede de prova de aposta. 

A criptomoeda SOL nativa da rede teve um aumento no valor recentemente, subindo de cerca de US$35 em 1º de agosto para uma alta histórica acima de US$213 na semana passada, de acordo com os dados do CoinGecko.

No entanto, esta não é a primeira vez que Solana experimenta um tempo de inatividade. A mesma rede mainnet-beta caiu por cerca de seis horas em dezembro de 2020, quando os validadores reiniciaram a rede para retomar a criação do bloco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.