Cardano lança contratos inteligentes e agora prepara lançamento de DEX

Por The Defiant

Finalmente, a Cardano tem contratos inteligentes. A Input Output Hong Kong (IOHK), uma das três empresas que apoiam a Cardano, anunciou o lançamento em 12 de setembro como parte da chamada atualização do Alonzo.

A implantação significa o final de uma longa espera. A Cardano lançou sua rede principal há quatro anos, mas até agora não conseguiu executar aplicativos descentralizados (dApps).

Os entusiastas de finanças descentralizadas (DeFi) parecem estar aproveitando a nova funcionalidade. Afinal, foram 23 contratos inteligentes criados nos primeiros dez minutos após o lançamento do Alonzo. De acordo com o AdaPools, provedor de dados da blockchain Cardano, agora milhares de contratos ao vivo na blockchain. (Veja aqui os contratos diários)

Com uma redução de 8% desde o lançamento do Alonzo, o token ADA atingiu US$ 2,38. Ao que parece, o lançamento retirou parte do brilho do token. Ainda assim, a ADA acumula uma alta de 1.204% em 2021, de modo que os últimos dois dias foram apenas uma pequena correção.

Construindo experiências

Com contratos inteligentes habilitados, a Cardano estará sob pressão para promover um ecossistema robusto. Pi Lanngingham, que serve como diretor de informações do Sundaeswap Labs – uma equipe que está construindo uma exchange descentralizada (DEX) na Cardano – está desfrutando dessa experiência de construção, embora tenha visto alguns problemas também.

“Estamos consistentemente impressionados com o quão bem pensado é o design do núcleo e o modelo da blockchain. Encontrei muitas oportunidades que nos permitirão construir recursos inovadores diretamente em nosso protocolo”, disse Cunningham ao Defiant.

Cardano usa um modelo para acompanhar os movimentos dos fundos que é diferente do utilizado em blockchains como Ethereum, e isso introduziu novos problemas para Cunningham e a equipe do Sundaeswap.

“Para mim foi como acompanhar outras revoluções ao longo da história: a corrida do ouro, o surgimento da programação”, disse o desenvolvedor. “Por isso, quero dizer, há muita oportunidade para aqueles que consegue encontrar os melhores nichos, mas é preciso fazer uma pesquisa minuciosa.”

O lançamento da DEX Sundaeswap está programado para o final deste ano, de acordo com a página de dúvidas do projeto. Com mais de 141 mil seguidores no Twitter, muitos olhos estarão voltados para a novidade.

Transferência de tokens

No geral, o número de transações na Cardano cresceu ao longo do ano. A blockchain superou a marca de uma transação por segundo pela primeira vez em 3 de setembro, de acordo com dados da Coin Metrics. A Cardano já havia ativado transferências de tokens antes dos contratos inteligentes, bem como tokens não fungíveis (NFTs) que podem estar conduzindo esse aumento de transações.

Evolução no número de transações da Cardano desde o lançamento da blockchain. Fonte: Coin Metrics.

Em comparação, o Ethereum, se aproxima do seu limite aproximado de 13 transações por segundo.

Comparativo de transações do Ethereum (verde) e Cardano (vermelho). Fonte: Coin Metrics.

Se a Cardano conseguir pegar tração de mais usuário com os contratos inteligentes, as transações por segundo da sua blockchain continuarão a aumentar. Por enquanto, os entusiastas de Cardano estão animados que a blockchain pode finalmente hospedar dApps próprios.

Tim Harrison, diretor de marketing e comunicações da IOHK, manteve o entusiasmo um pouco na publicação da empresa anunciando a atualização do Alonzo. “É aqui onde a missão realmente começa, quando nós – a comunidade – começamos a entregar a visão na qual todos estavam trabalhando há tantos anos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.