Fundador da Cardano se irrita com usuários que pedem queima de ADA: “Estupidez”

Charles Hoskinson comparou o ato de queimar tokens com roubar comida do supermercado

Durante uma live feita na tarde de domingo (19), o fundador da Cardano (ADA), Charles Hoskinson, atacou os investidores que constantemente pedem que o projeto por trás da ADA comece a fazer queimas de tokens, um mecanismo anti-inflacionário adotado por moedas como Ethereum (ETH) e Binance Coin (BNB).

Hoskinson, que inclusive ajudou a fundar o Ethereum, é extremamente contra essa política que ele chama de “roubo”. Ao responder um usuário na live que perguntou se “poderíamos começar a queimar ADA para criar escassez?”, o desenvolvedor não foi sutil no deboche:

“Diesel Caine (nome do usuário) eu realmente aprecio o quanto você se esforça em exibir a sua estupidez para todos aqui. Estamos tão contentes que você possa nos dizer como temos que destruir o dinheiro de outras pessoas para que você possa ganhar um pouco de dinheiro extra e depois vendê-lo para outra pessoa”.

“Queimar tokens” é retirar parte do fornecimento da moeda de circulação, geralmente a enviando para um endereço morto e que não pode ser acessado por ninguém. A estratégia é utilizada por alguns projetos para ajudar a valorizar a moeda, tornando-a mais escassa.

O tom exagerado do desenvolvedor levantou críticas de outros usuários. “Charles Hoskinson é um humano horrível — ele acabou de passar dois minutos insultando uma pessoa que não sabe como funciona a blockchain”, comentou um usuário chamado Deniko.

Hoskinson respondeu a mensagem dizendo “não, eu gastei dois minutos porque a pessoa está completamente ciente de que o que pede é a destruição da propriedade e do valor de outra pessoa para se enriquecer”.

O fornecimento da Cardano

A Cardano é uma criptomoeda baseada no consenso de prova de participação, com um fornecimento finito de 45 bilhões de tokens. Atualmente, 32 bilhões de ADA já estão em circulação, cerca de 71% de toda oferta. 

O fornecimento máximo da Cardano é mais de 2 mil vezes maior do que a oferta de bitcoin, o que ajuda a entender porque a ADA tem um preço tão baixo — valendo US$ 2,15 nesta segunda (20) — quando comparada com outras criptomoedas importantes do mercado, como BTC e ETH.

Diferente do bitcoin que a cada quatro anos corta pela metade a recompensa dos blocos no halving e do Ethereum que queima diariamente os tokens usados para pagar taxas, a Cardano não possui um mecanismo anti-inflacionário externo que force a sua escassez para além do fornecimento finito. 

Em meio a constantes pedidos de parte da comunidade para que a oferta da ADA comece a ser queimada, Charles propôs no final de agosto que algum desenvolvedor criasse um aplicativo de prova de queima (proof of burn) para ser usado pelos usuários que defende a estratégia.

“Eu amaria ver alguém implementar isso como um aplicativo na Cardano para que toda vez que alguém pedisse para queimarmos ADA, nós poderíamos só mandar esse aplicativo e dizer: ‘Okay, você primeiro. Faça uma contribuição e por favor queime a sua própria ADA’”, disse Hoskinson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.