O boom de Shiba Inu, Dogecoin e Floki Inu revela uma onda de moedas meme

Por Gabrieli Torres

Ultimamente, o mercado de criptografia experimentou um boom muito necessário, com o Bitcoin alcançando um ETF ATH e BTC obtendo aprovação. Como a moeda-rei teve uma subida suave, a capitalização de mercado global da criptografia estava em estonteantes US$2,57 trilhões no momento em que este artigo foi escrito.

No entanto, o destaque dos últimos meses não foi nenhuma das realizações acima mencionadas, mas o aumento maciço na capitalização de mercado das moedas meme que parecia estar conduzindo a narrativa do mercado maior. 

A onda de moedas-meme

O Shiba Inu subiu quase 150% na última semana, ultrapassando o Dogecoin em capitalização de mercado, ocupando o 9º lugar na lista. Na verdade, as moedas que não se ouviam há alguns meses, como Floki Inu (FLOKI), aumentaram 298%, enquanto o Dogelon Mars ganhou quase 4000% no mês de outubro.

A parte engraçada é que a maioria dessas moedas de meme foi criada como uma piada sem nenhum valor intrínseco para permanecer fiel ao nome e ser um ‘meme’ no final do dia. Dogecoin foi criado em 2013 como uma piada sobre o meme ‘Doge’ do cachorro Shiba Inu. Enquanto Shiba Inu surgiu em 2020 como uma homenagem ao Dogecoin.

Floki Inu e Shiba Floki apareceram em setembro depois que Elon Musk tweetou uma foto de seu novo filhote de cachorro Shiba Inu, Floki. A narrativa maior que moveu as moedas foi – uma piada e uma piada sobre uma piada.

Então, como algumas dessas moedas chegaram antes de projetos como Avalanche, Chainlink, MATIC, Litecoin e outros que têm alguns casos de uso genuínos? 

Um fenômeno de varejo massivo 

Os ganhos de três dígitos que essas moedas viram alimentaram as narrativas do tipo “fique rico rapidamente”, que atraem muitos novatos para seu ecossistema. Notavelmente, quando se trata de investir, existem duas escolas de pensamento – ganhos de longo e curto prazo ou rápidos. 

A maioria das moedas de meme se recuperou em uma onda de alta expectativa social e euforia, bem como em sua narrativa impulsionada pela cultura pop. Tome Shiba Inu, por exemplo, seus altos endereços ativos coincidindo com altos volumes sociais são a prova do mesmo.

Um relatório recente da Cardify descobriu que apenas 16,9% dos investidores que compraram a criptografia “compreendem totalmente” o valor e o potencial da criptomoeda. Enquanto 33,5% dos compradores têm conhecimento zero sobre o espaço ou chamariam seu nível de compreensão de “emergente”. 

Então, essa psicologia do ‘enriquecimento rápido’ representa uma ameaça para a  narrativa mais ampla da indústria de criptografia e para os projetos genuínos? Bem, na verdade não.

Embora os tokens de meme possam ter visto um aumento nas capitalizações de mercado, uma pesquisa apontou que a maioria dos investidores que possuíam criptografia planejava mantê-la no longo prazo. Cerca de 58% dos entrevistados que compraram criptografia nos últimos seis meses planejaram mantê-la como um investimento de longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.