Cardano recebe seu primeiro projeto DeFi utilizável

A exchange descentralizada (DEX) MuesliSwap foi lançada na Cardano (ADA), se tornando o primeiro projeto DeFi disponivel para os usuários da rede.

O ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) finalmente chegou na prática na rede Cardano. Segundo dados do DeFi Lama, a MuesliSwap já está operando na rede principal da criptomoeda, podendo ser utilizada pelos seus usuários.

A DEX foi lançada no último domingo (2), e marca um importante passo para a rede comandada por Charles Hoskinson. Desde a implementação do hard fork Alonzo em setembro, que inseriu recursos de contratos inteligentes, a Cardano passou a oferecer suporte para projetos DeFi.  

No entanto, nenhum projeto desse segmento havia sido lançado na Cardano nos últimos quatro meses, apesar de dezenas estarem em desenvolvimento. Isso fazia com que muitos usuários passassem a ser céticos ao fato da rede ser capaz de rivalizar com outras blockchains.

Diversos fatores levavam a crer que a SundaeSwap poderia ser o primeiro grande projeto DeFi a ser lançado. No entanto, a MuesliSwap se antecipou e já está em plena performance, possuindo um Valor Total Bloqueado (TVL) de US$ 1,4 milhão em apenas quatro dias.

MuesliSwap

Conforme descrito em seu site oficial, a MuesliSwap é uma DEX lançada em 2021 por um time de cientistas da computação na Suiça. Antes de chegar na Cardano, a exchange já estava em funcionamento na blockchain do Bitcoin Cash (BCH), a SmartBCH.

Dessa forma, ao passar a operar simultaneamente em ambas as redes, a DEX consegue abranger uma maior quantidade de usuários.

“MuesliSwap é uma exchange descentralizada que operará com Cardano e Smart Bitcoin Cash. Nosso objetivo é possibilitar a troca de tokens para qualquer pessoa de uma forma verdadeiramente descentralizada!”

A DEX é alimentada pelos seus dois tokens de governança, adaMILK e bchMILK, criados na Cardano e SmartBCH, respectivamente. Ambos os tokens dão diversos benefícios para os seus usuários, como negociações prioritárias, governança e acesso à plataforma de lançamento Muesli.

Novidades da Cardano para 2022

Mesmo sem grandes lançamentos de projetos durante o ano, a Cardano foi um dos principais destaques do mercado cripto em 2021. Devido a isso, seu token ADA disparou mais de 700% durante o período.

No final de dezembro, Charles Hoskinson anunciou os passos que seu projeto pretende dar em 2022. Segundo ele, o uso da Cardano para microfinças e melhorias dos recursos de sua rede estão entre as principais prioridades.

Ele ainda destacou que a rede possui mais de 120 projetos em desenvolvimento, com cerca de 30 possuindo boas chances de serem lançados no primeiro trimestre deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.