Bitcoin pode ter estabelecido um piso de preço segundo importante indicador

As últimas semanas têm sido bastante desafiadas ao longo de todo o mercado de criptomoedas. No entanto, o preço do Bitcoin (BTC) parece estar próximo de estabelecer um piso de preço. É o que mostra o Índice de Força Relativa (RSI), um dos principais indicadores para o BTC.

No dia 9 de janeiro, o RSI estava no ponto mais baixo desde a forte correção ocorrida em maio. Ou seja, o BTC estava tão fraco quanto na época em que caiu quase 50%. A última vez que o RSI esteve tão baixo foi em março 2020 – durante o Coronacrash.

O que isso significa para o preço do BTC? Em duas ocasiões separadas, quando o RSI de Bitcoin caiu para os níveis atuais, isso marcou algum tipo de um fundo local. Depois que o preço chegou nesse fundo, houve um aumento substancial nos meses seguintes.

De fato, a projeção acima utiliza o histórico do RSI para realizar uma estimativa de valorização. Caso o desempenho do indicador se repita, o BTC pode iniciar uma valorização de quase 100%. Em suma, a criptomoeda chegaria próximo dos níveis de US$ 80 mil.

Entenda o RSI

O RSI é uma métrica de serve como um oscilador de impulso, seja de queda quanto de alta. Portanto, este índice mede a mudança dos preços de um ativo, bem como sua velocidade. O nível de oscilação do RSI transita entre 0 e 100.

Dentro desse alcance, o RSI possui dois níveis relevantes: 70 e 30. Quando o índice chega acima de 70, o RSI indica preço acima do “valor justo”, ou sobrecompra. Já se o RSI estiver abaixo de 30 indica subvalorização do preço de um ativo

Nesse sentido, o RSI atual sugere que a parte inferior do preço do BTC esteja se fechando. Em outras palavras, o preço atual, cotado em cerca de US$ 41.300, estaria próximo de um piso.

Medo e ganância

Outro indicador inferior possível poderia ser o Fear & Greed Index, um medidor para o sentimento atual em todo o mercado com base em vários critérios, como volatilidade, momento do mercado, mídias sociais, levantamentos, dominância, tendências e assim por diante.

Assim como o RSI, o índice de medo e ganância também possui uma medida entre 0 e 100. Abaixo de 25, o índice aponta “medo extremo” do mercado. Nessa semana, o índice chegou a alcançar 10, o menor índice desde o Coronacrash.

No momento desta escrita, o índice mostra que o mercado está em um estado de “medo extremo”, mas subiu para 23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.