Cardano é a criptomoeda favorita da comunidade de Vitalik Buterin

A Cardano (ADA) foi a vencedora de uma enquete feita por Vitalik Buterin, cofundador e principal mente por trás do Ethereum (ETH), em seu perfil no Twitter.

Vitalik Buterin agitou o Twitter na última quinta-feira (13). O jovem desenvolvedor, eleito como uma das pessoas mais influentes do mundo em 2021 pela Time, fez a seguinte pergunta para os seus mais de três milhões de seguidores:

“Enquete para a comunidade Ethereum. Você acorda em 2035 e 80% de todas as transações + economias do mundo estão em uma moeda que não é o ETH. Qual você preferiria que fosse?”

Mais de 600 mil usuários participaram da enquete, com 42% escolhendo a ADA, token nativo da rede Cardano. O resultado chama a atenção pelo fato da Cardano ser considera uma das principais “rivais” do Ethereum.

No entanto, os seguidores de Vitalik Buterin, que em boa parte devem ser entusiastas de sua rede, parecem não enxergar o projeto liderado por Charles Hoskinson como um adversário. Ao que tudo indica, essa comunidade vê inclusive mais utilidade no token ADA do que no próprio Bitcoin (BTC).

Em nova enquete, os seguidores do cofundador do Ethereum elegeram a TRON como melhor opção. Porém, menos de 360 mil usuários votaram.

Dessa forma, pode-se definir que o top três de melhores alternativas para o Ethereum, segundo os seguidores de Vitalik Buterin, seriam ADA em 1º lugar, com cerca de 252 mil votos, seguida por BTC e TRON, com 230 mil e 180 mil votos, respectivamente.

Ethereum e Cardano como rivais

Atualmente, o Ethereum é considerado a maior rede de desenvolvimento para projetos e protocolos relacionados a blockchain, finanças descentralizadas (DeFi) e NFT. No entanto, entusiastas da Cardano acreditam que a rede liderada por Charles Hoskinson pode tomar este posto no futuro.

O próprio Hoskinson já deu diversas declarações polêmicas ao comparar as duas redes, afirmando que a ADA seria melhor do que o ETH 2.0, além de dizer que grande parte dos desenvolvedores pensa em deixar o Ethereum.

O histórico de rivalidade entre Buterin e Hoskinson começou antes mesmo da criação da Cardano. O matemático, juntamente com outros sete desenvolvedores, ajudaram Buterin a desenvolver o Ethereum.

Porém, os dois tinham divergências sobre o futuro do projeto. Enquanto Buterin queria que o Ethereum fosse uma organização descentralizada e sem fins lucrativos, Hoskinson defendia a ideia de aceitar investimentos de terceiros e crar uma empresa privada.

Devido a isso, Hoskinson abandonou o projeto em 2014, antes mesmo da rede Ethereum ser lançada ao público. Juntamente com Jeremy Wood, ele fundou a Cardano no ano seguinte.

Apesar da disputa no mundo cripto, ambos possuem uma relação de respeito mútuo. Enquanto Charles Hoskinson afirmou que o Ethereum chegará ao seu ápice neste ano, Vitalik Buterin admitiu alguns erros que foram feitos durante a criação de seu projeto e disse que “Charles tem claramente progredido e amadurecido de várias formas”.

One thought on “Cardano é a criptomoeda favorita da comunidade de Vitalik Buterin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.